Liberdade ou direitos de autoria?

A União Europeia aprovou uma lei que se avançar vai destruir a internet e a forma como a usamos para aceder à informação.

Como sempre as grandes instituições têm medo dos anti-conformistas. A liberdade é sempre vista como um perigo porque o controlo é necessário para a sobrevivência de organismos cada vez mais complexos.

O único lugar de absoluta liberdade, mesmo de fazer o mal, era a internet. Que continuará a ser lugar onde o mal e o bem são possíveis, mas será cada vez mais lugar onde os poderosos controlam e dominam os mais fracos.

Nesta lei o Artigo 11 determina uma taxa a pagar por quem fizer links para artigos ou notícias com um parágrafo do texto. Vejam o que aconteceu com os jornais franceses quando exigiram á Google que lhes pagasse por apresentar na janelas de pesquisas links para os seus artigos.

O artigo 13 implicará a necessidade de todas as plataformas terem filtros para impedir o upload de obras ao abrigo de direitos de autoria, mas isso vai obrigar a que cada foto que queiramos colocar na net tenha de ser comparada com todas as imagens existentes para verificar se não é uma cópia. E como distinguir de uma foto que um fotografo profissional tirou da praça de S. Pedro em Roma e de uma foto semelhante que eu tirei nas minhas férias nesse mesmo lugar?

O que vai passar a acontecer será algo como isto:

Uma coisa semelhante se passa quanto tenho de pagar uma taxa de direitos de autor para comprar um cartão de memória para gravar as fotografias que tiro nas minhas viagens. Ainda apor cima sabendo que uma ínfima percentagem dessas taxas chega ao autores.

Basta fazer uma pesquisa por estas palavra copyright article 11 13 para se ver a desgraça que vai ser para os cidadãos.

Aqui está tudo o que vai afectado com o esta nova lei.

Já agora digam-me: Como tem sido a vossa navegação na net agora com a entrada em vigor do Regulamento de Protecção de Dados Digitais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back to Top